26 de outubro de 2019
Foto: Agencia EFE

Neste sábado (26), o site UOL publicou entrevista com o ex-chanceler, Celso Amorim, sobre as próximas eleições argentinas e as perspectivas para as relações internacionais da América do Sul.

Perguntado sobre os possíveis efeitos da visita do presidenciável Alberto Fernández a Lula da Silva nas relações diplomáticas entre Brasil e Argentina, Amorim disparou: “Não foi uma atitude agressiva em relação ao presidente Bolsonaro, apenas manifestou uma solidariedade. Se somos contra presos políticos em outros países, como é que nós vamos manter presos políticos aqui?”

Fernández visitou Lula em julho deste ano e, na ocasião, criticou a prisão política do ex-presidente e expressou preocupação com os rumos da democracia no Brasil: “Se Lula não está livre, é porque o Estado de Direito não está funcionando bem”, disse.

Amorim relembra, ainda, que Fernández não está sozinho na defesa de Lula. “Juristas do mundo inteiro consideram o Lula um preso político, inclusive alguns gurus intelectuais do pessoal da Lava Jato que veem que ele não teve um julgamento justo”, complementa.

Renomados juristas de vários países enviaram recentemente uma carta aberta ao Supremo Tribunal Federal em defesa de um julgamento justo para Lula, e até ex-presidentes de cortes superiores europeias manifestaram-se a favor da liberdade do líder político brasileiro.

O ex-presidente também tem recebido apoio formal de diversas personalidades internacionais desde a sua prisão política, em abril de 2018. Além do candidato argentino Fernández, já declararam apoio a Lula o Prêmio Nobel da Paz 2014 Kailash Satyarthi, Noam Chomsky, Danny Glover, Pepe Mujica, o líder da social-democracia alemã, Martin Schulz, entre outros políticos, acadêmicos e ativistas de destaque no mundo.