30 de outubro de 2019
#LulaDay em Coimbra, Portugal. Foto: Vozes no Mundo – Frente Pela Democracia no Brasil

Festas, atos e eventos organizados por coletivos e comitês homenagearam a data de nascimento de Lula da Silva. A edição número um do ‘Lula Day’ contou com adesão em quase todos os continentes do globo. De acordo com as idealizadoras Giuditta Ribeiro, Gabriela Lima, Carla Pitton e Fernando Carvall, o projeto tem como objetivo comemorar o aniversário do ex-presidente, denunciar sua prisão política, e servir como um ato de memória da luta histórica e política por mais democracia e justiça social no Brasil, da qual Luiz Inácio Lula da Silva é figura de destaque.

Os 23 atos espalhados por dez países na Europa, Américas e Oriente Médio ocorreram entre 25 e 27 de outubro.

Na Argentina, o ato promovido pelo Comitê Lula Livre Zona Norte de Buenos Aires ocorreu no famoso Obelisco, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julio e teve a presença de Aloizio Mercadante, Lindbergh Farias e representantes da Frente de Todos, a coalizão Fernández-Fernández que sairia vitoriosa das eleições argentinas ao final do daquele dia. Já nos Estados Unidos, coletivos de peso protagonizaram eventos de celebração e resistência nas duas pontas do país: Los Angeles e Nova York.

As cidades alemãs de Berlim, Colônia, Frankfurt e Ulm receberam manifestações variadas, o ex-presidente foi homenageado tanto através de atos em praça pública como em comemorações mais intimistas. Em Paris e Estrasburgo, comidas brasileiras e atividades lúdicas intercalaram-se com a defesa da inocência de Lula da Silva. Em Londres, o Comitê Lula Livre UK – Free Lula também lançou mão de comidas brasileiras, e preparou um aniversário com brigadeiros e declarações de apoio ao presidente. Já em Oxford, o Comitê Lula Livre da cidade optou por um ato de rua.

Através de muita arte, o Comitê Lula Livre da Bélgica denunciou a prisão injusta do ex-presidente, enquanto as ruas italianas de Ravena e Roma receberam manifestações de brasileiras e equatorianas. Em Madri, na Espanha, houve duas festas de aniversário para Lula e em Lisboa, Portugal, familiares e amigos se reuniram em defesa da democracia brasileira. Ainda em Portugal, Coimbra protagonizou uma belíssima festa no centro da cidade, com direito a balões e projeções do rosto de Lula em prédios públicos. Já na capital israelense, Tel Aviv, o grito por #LulaLivre aconteceu em hebraico.

Mesmo em diferentes locais do planeta e de maneiras diversas, as festas e atos tinham em comum a vontade de transmitir solidariedade ao maior preso político do mundo na atualidade, e a certeza de que apenas com #LulaLivre é que o povo brasileiro voltará a viver sob normalidade democrática e equidade social.

Confira todas as manifestações:

>> Américas

Argentina
Buenos Aires
http://bit.ly/2q60oE4

Estados Unidos
Nova York
http://bit.ly/2NAq3Nh, http://bit.ly/34gJdhR e http://bit.ly/31WKCs7

Los Angeles
http://bit.ly/36fxOjT

>> Europa

Alemanha
Berlim
http://bit.ly/2Wq9V4P e http://bit.ly/2ouAHfV

Colônia
http://bit.ly/2Wwe7QE

Frankfurt
http://bit.ly/31XKRmS

Ulm
http://bit.ly/2BQ9My2

Bélgica
Bruxelas
http://bit.ly/31ZSSrk

Espanha
Madri
http://bit.ly/2Jy3bMU e http://bit.ly/2NlBiJb

França
Estrasburgo
http://bit.ly/3308hcK

Paris
http://bit.ly/2NmwYcL e http://bit.ly/2BWFxFW

Itália
Ravena
http://bit.ly/323eVxC

Roma
http://bit.ly/2NmeeKd

Portugal
Coimbra
http://bit.ly/2BU7hL7

Lisboa
http://bit.ly/2PuHKAo e http://bit.ly/2Jv0JXK

Reino Unido
Londres
http://bit.ly/36gAHRw

Oxford
http://bit.ly/2BU1B40

>> Oriente Médio

Israel
Tel Aviv
http://bit.ly/2PvkUbQ