24 de março de 2020
Foto: Twitter

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva defende nas redes sociais o papel que o Estado deve desempenhar hoje, diante da nova pandemia do coronavírus SARS-Cov-2, que causa o Covid-19.

“Apenas um estado forte vai cuidar do povo”, diz Lula em um vídeo que circula em plataformas digitais, e ressalta que no Brasil “estamos exigindo que o governo (de Jair Bolsonaro) dê ao povo pelo menos um salário mínimo”.

Ele destaca a necessidade de uma reforma tributária no país que cobre mais impostos para os mais ricos, e menciona iniciativas públicas contra o coronavírus nos Estados Unidos e na Europa.

“É importante que os brasileiros levem em conta que apenas um estado forte interessa aos trabalhadores, às pessoas mais frágeis”, reitera o fundador do Partido dos Trabalhadores.

Ele afirma que “para os ricos, quanto mais privatizado o Estado, quanto menos o Estado tiver, melhor. Somente o Estado está interessado em cuidar das pessoas mais carentes”.

Lula defende políticas públicas para superar a crise causada pela nova pandemia de coronavírus e pede uma renda básica para trabalhadores informais e em condições precárias.

“Um estado forte contratará quantos leitos for necessário, fará tantos investimentos quanto necessário para que nossos pesquisadores possam encontrar uma vacina. O estado fraco não faz nada, desculpe. Ele chora”, enfatiza.

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, o número de mortes por Covid-19 aumentou para 34 no Brasil, onde 1.891 pessoas estão infectadas.

Veja o vídeo:

Prensa Latina