04 de novembro de 2019
Foto: Intendencia de Montevideo / Artigas Pessio

A escalada em defesa da liberdade de Lula tem ganhado cada vez mais adeptos, todos eles vindo a público declarar apoio e solidariedade ao ex-presidente brasileiro. Mesmo com agenda atribulada em função da campanha presidencial do Uruguai, o integrante do partido Frente Ampla Daniel Martínez fez questão de dizer durante entrevista que tem “grande admiração e uma profunda sintonia com Lula”.

Sobre o fato de o ex-presidente seguir mantido em cárcere mesmo após a farsa judicial contra ele ficar escancarada, Martínez classificou o fato como um exemplo claro de prisão política desde que o ex-juiz Sérgio Moro aceitou ir para o governo de Jair Bolsonaro.

“Como ficou demonstrado pelos áudios [divulgados pelo site The Intercept Brasil em parceria com outros veículos], o juiz que o inculpou e sua equipe atuaram com intenção política para impedir que ele se candidatasse às eleições”, afirmou.

Martínez, que é do mesmo partido que Pepe Mujica, também afirmou que “Lula tirou milhões de brasileiros da pobreza e criou possibilidades para coletividades historicamente esquecidas, o que me causa uma grande admiração e uma profunda sintonia com Lula”.

No próximo dia 23 de novembro, Martinez enfrenta o conservador Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, no segundo turno das eleições uruguaias.

Partido dos Trabalhadores com informações da Carta Capital.