23 de outubro de 2019
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Entre os dias 25 e 27 de outubro, comitês e coletivos em defesa de Lula da Silva e da democracia no Brasil organizarão manifestações e eventos em diversas partes do mundo para comemorar o aniversário do ex-presidente, preso político desde abril de 2018.

Será a primeira edição do ‘Lula Day’, projeto inspirado no ‘Mandela Day’. A ideia é ser ao mesmo tempo um ato de memória, de defesa da inocência do ex-presidente e um evento que homenageia anualmente um dos estadistas que mais lutou por justiça social no mundo.

No dia 25, Paris abre as comemorações com a ‘Feijoada do Lula’, organizada pelo Comité international pour la solidarité avec Lula et la défense de la démocratie. Segundo as organizadoras, o Comitê “decidiu festejar o aniversário do Lula com o prato mais popular do Brasil, porque de norte a sul os brasileiros comem feijoada e, com ela, se reúnem com amigos e familiares para festejar a vida. Eis que festejamos mais um ano de vida do nosso Lula! Feijoada rima com mesa cheia, amigos, boa música. Tudo aquilo que o Lula adora”.

Já nos Estados Unidos, o Lula Day será agitado: no dia 26, eventos em Los Angeles e Nova York. No dia 27, haverá manifestação em Orlando e a Big Apple será novamente cenário para um evento, organizado pelos coletivos Brado NY, Alerta NYC e Mulheres da Resistência no Exterior. Ainda nas Américas, o Comitê Internacional Lula Livre Zona Norte de Buenos Aires prepara um ato para o dia 27, na Argentina.

Os coletivos e Comitês Lula Livre europeus também estão organizando atos e eventos em peso. No Reino Unido, intervenções artísticas ocorrerão em Londres, promovidas pelo Comitê Lula Livre UK – Free Lula, e em Oxford. Em Coimbra, Portugal, manifestantes se reunirão na Praça 8 de Maio para conversar com a comunidade local e esclarecer por que é urgente pedir justiça para Lula da Silva. Na Itália, coletivos de três cidades, Bologna, Verona e Ravena, se unem nesta última para um ato. Roma, por sua vez, terá evento organizado pelo Comitato Italiano Lula Livre em plena Piazza della Madonna di Loreto para, segundo as organizadoras, “lembrar que a #Resistência continua e a liberdade de Lula significa o retorno do Estado Democrático de Direito no Brasil”.

Ainda na Europa, a Plaza de la Independencia de Madri receberá atividades culturais programadas pelo Comité Lula Libre Madrid. Na ocasião, também serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado que pede a anulação dos julgamentos contra o ex-presidente.

Na Alemanha, o Comitê Lula Livre de Berlim organiza o Cabaré Político do Lula, com a ideia de juntar a comemoração do 74º aniversário do presidente com café, comes e intervenções artísticas, regados à boa conversa. A Deutsche Initiative Lula Livre também organizará um ato na capital alemã, cuja programação inclui música ao vivo, performances, discursos, petiscos, bolo de aniversário e bebidas. Já na cidade de Ulm, sul da Alemanha, haverá um ato animado na Hans-und-Sophie-Scholl-Platz que, além de interagir com a vigília em Curitiba, apresentará uma exposição de fotos da Caravana Lula Livre Europa.

Outras quatro manifestações estão previstas para o Lula Day, entre os dias 26 e 27: Estrasburgo e Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Bodhgaya (Índia), ainda sem programação definida.

Giuditta Ribeiro, que organiza o projeto ao lado de Gabriela Lima, Carla Pitton e Fernando Carvall, espera que o primeiro ano do Lula Day seja consolidado como “algo que possa ir além de um ato político. É festa, reconhecimento e gratidão. O Lula Day é um memorial”. E completa: “Mandela, lutou pelos direitos civis de seu povo e é, até hoje, merecidamente reconhecido na data do seu aniversário. Agora é a vez de Lula, por todo o seu legado na história política de nosso país”.