11 de outubro de 2019
France24

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista exclusiva ao France24 direto da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde encontra-se preso. Lula, que já cumpriu um ano e meio de pena por crimes de corrupção, diz querer “provar que os mentirosos são aqueles que me acusaram. Eu não quero uma pena mais branda, eu quero a minha inocência”, declarou o ex-presidente brasileiro de 74 anos de idade aos correspondentes da France24.

Sobre questões ambientais, Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar que seu governo “deve ter feito as maiores políticas para a preservação ambiental na história do Brasil”. Perguntado sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro, Lula não mediu palavras: “Bolsonaro não gosta dos povos indígenas, não gosta de seringueiros, não gosta de árvores, não gosta do Partido dos Trabalhadores, não gosta de pobres, não gosta de sindicalistas.”

Por fim, perguntado sobre uma possível candidatura para as próximas eleições presidenciais brasileiras, o ex-presidente não forneceu uma resposta conclusiva: “Não direi que serei candidato e não direi que não serei. Vou deixar o tempo passar e ver o que acontece”, disse. Em comentário um pouco mais pessoal, Lula nos disse: “Sou um homem de 74 anos que sente uma energia de quem tem 30 anos, e eu quero me casar quando sair daqui.”

France24