27 de junho de 2020
Foto: Lula Oficial / reprodução

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem (26), que depois da pandemia de Covid-19 o que salvará a América Latina será a democracia, somada a um Estado forte, pois o mercado se esquece do povo.

“O que salvará a América Latina depois da pandemia é uma palavra chamada democracia, porque é o Estado que se ocupa do povo, não o mercado”, declarou Lula durante um debate virtual com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, sobre os rumos da América Latina depois desta calamidade sanitária.

Lula reiterou que o Estado deve liberar dinheiro para salvar primeiro a vida, para depois preocupar-se com a economia. “A democracia é a solução”, enfatizou.

“Quando vejo quantas vidas foram salvas na Argentina, é doloroso ver meu próprio país desgovernado, com ministros incapazes de atuar para proteger nosso povo, e um presidente da República (Jair Bolsonaro) que, além de tudo, faz piada sobre a tragédia”.

Infelizmente, no Brasil não há atualmente um governo preocupado com a pandemia. O governo já trocou de ministro da Saúde três vezes durante a crise. E “agora, existem pelo menos 18 militares responsáveis pela questão sanitária, e nenhum deles entende sobre saúde pública”, disse.

O evento foi organizado pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e transmitido pelo YouTube.

Além de Lula, Fernández e acadêmicos da UBA, participaram o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz 1980; a jurista brasileira Carol Proner, e o ministro da Educação da Argentina, Nicolás Trotta.

Veja o vídeo:

Prensa Latina