27 de junho de 2020
Foto: reprodução

Coletivos que defendem a liberdade e a inocência do ex-presidente Lula se somaram às dezenas de entidades, coletivos e organizações que participarão do Ato Mundial Stop Bolsonaro neste domingo, dia 28.

O evento, que ocorrerá virtual e presencialmente em pelo menos 70 cidades de 24 países ao redor do mundo, pede a restauração da democracia no Brasil e a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.

Segundo press release publicado pelo movimento, remover o atual governo do poder no Brasil é um passo fundamental para salvar vidas e reconduzir o país para um caminho de respeito à vida, aos direitos humanos e de paz. “As crises nunca nos impediram de sonhar com um país mais justo e democrático. Nesta pandemia, nosso povo confirma que é solidário, criativo, e saberá avançar em sua luta para construir uma sociedade que lhe garanta vida digna, que lhe proporcione paz. Essa luta tem, agora, um primeiro passo que é interromper imediatamente esse governo de ódio e destruição. O Brasil não pode mais esperar”, diz o documento.

O Comitato Italiano Lula Livre, o Comitê de Solidariedade a Lula e de defesa da democracia, na França, realizam atos virtuais entre os dias 26 e 28. o Comitê Lula Livre Berlim organiza ato presencial no domingo, em frente ao portão de Brandemburgo, na capital alemã.

No Reino Unido, o Comitê Lula Livre England Oxford e o Comitê Lula Livre UK – Free Lula participaram da organização, também virtual, do Ato Mundial Fora Bolsonaro UK e Channel Islands, que já conta com a adesão de mais de 60 pessoas.

Em Paris, o Lula Livre – Comitê de Solidariedade a Lula e pela democracia no Brasil se reunirá no Jardim Marielle Franco hoje (27) e virtualmente dia 28, e o Comitê Lula Livre Áustria tem ato previsto em Viena. Além destes, o Defend Democracy in Brazil une os protestos contra o racismo e a LGBTQfobia à pauta #StopBolsonaro durante a Brazilian Pride Rebellion at the Queer Liberation March, em Nova York, que também conta com manifestação promovida pelos coletivos Alerta-NYC e Brado-NY na Gantry Plaza State Park. Já na Suíça, o Comitê Internacional Lula Livre Genebra realiza ato em frente ao consulado brasileiro em Genebra.

Mais informações sobre o ato mundial #StopBolsonaro podem ser encontradas na página oficial do evento, stopbolsonaro.com e as redes sociais @stopbolsonaro.