15 de outubro de 2019
Foto: reprodução / The Intercept Brasil

Procuradores da Lava Jato em Curitiba utilizaram a divulgação de uma denúncia contra o ex-presidente Lula da Silva para distrair a população e a imprensa das crises internas da própria Operação, revelam diálogos da série #VazaJato publicados nesta semana.

O caso ocorreu em maio de 2017, quando os procuradores escolheram soltar a acusação que atribuía a propriedade de um sítio em Atibaia a Lula para desviar a atenção das suspeitas de adulteração de conversas entre um dos sócios do conglomerado JBS e Michel Temer. Na conversa, Temer autoriza o empresário Joesley Batista a comprar o silêncio do então presidente da Câmara dos Deputados. Outro escândalo que estourou na época envolvia o procurador da Lava Jato Marcelo Miller, acusado de receber R$700 mil reais para auxiliar os delatores da JBS a fechar negociação com a força-tarefa.

O ex-presidente Lula da Silva foi denunciado um dia após um dos procuradores da operação Lava Jato sugerir divulgar a acusação para “criar distração e mostrar serviço” em um dos grupos da força-tarefa no Telegram.

Com informações do The Intercept Brasil. Leia a íntegra da reportagem aqui.