19 de setembro de 2019

Hoje, dia 19 de setembro, foi aberto o processo contra Jean-Luc Mélenchon, no tribunal da cidade de Bobigny, limítrofe a Paris.

O líder da formação política França Insubmissa, neste segundo semestre de 2019 fez um giro pela América Latina e visitou o ex-presidente Lula na prisão em meados de setembro, afirma que também é vítima de Lawfare. Mélenchon chama a atenção ao fato de que o procurador que ordenou as buscas judiciais contra ele visitou o ministro Moro recentemente, com o objetivo de estreitar projetos de cooperação policial e judicial entre o Brasil e a França.

Desde a madrugada desta quinta-feira (19), as rádios e televisões francesas anunciam o julgamento de Mélenchon, aproximando o caso com o que Lula da Silva tem enfrentado nos últimos anos, isto é, a utilização da Justiça para fins políticos.

Respondendo à abertura do processo, membros do Comitê parisiense de Solidariedade a Lula se juntaram aos mais de 200 manifestantes que realizaram um ato contra a judicialização da política na França e no Brasil, na esteira dos movimentos internacionais #StopLawfare e #LulaLivre.

Confira as fotos:

Texto e fotos: Comitê parisiense de Solidariedade a Lula