09 de setembro de 2019

Em comemoração à Independência do Brasil, foram realizadas atividades com crianças brasileiras no dia 7 de setembro, de 11 a 13 horas, no Parque do Retiro, em Madrid. As atividades consistiram em uma oficina de Pintura Facial Infantil, com motivos de animais silvestres, de 11 a 12 horas e a apresentação do “Conta-contos: A sabedoria da floresta”, baseado em lendas indígenas, de 12 a 13 horas. Ambas atividades são de autoria de Beth Firmino (Elizabeth Firmino Pereira), atriz, arte educadora e doutora em Artes Cênicas e foram realizadas, de forma gratuita, por meio da plataforma “Stop the Coup in Brazil Madrid Connection” e do “Coletivo Vênus Urânia Associação Cultural e Artística”, em colaboração com o “Comitê Lula Livre Madrid”.

O apelo #SOSAmazônia é uma pauta mundial pois esta região é realmente o “pulmão do mundo”, mas não somente isso, porque consiste no habitat de milhares de pessoas, sobretudo de tribos indígenas e é um reservatório natural de biodiversidade botânica e animal. A luta pela preservação da Amazônia diz respeito a todos os habitantes do planeta, mas, principalmente aos brasileiros pois nosso país detém a soberania de 60% de seu território.

Neste contexto, a pauta #LulaLivre, em lugar de deslocar a discussão para outro lado, atua de modo transversal, revelando as falhas da democracia e dos direitos humanos no Brasil, que se estendem a todos os excluídos, principalmente às populações indígenas, quilombolas, negros, periféricos e pessoas em situação de pobreza. Por isso, levantamos a voz para essas injustiças e procuramos sensibilizar as novas gerações para esta realidade, com o intuito de cambiá-la.

Confira as fotos:

Texto: Elizabeth Firmino Pereira | Fotos: Comitê Lula Livre Madrid