05 de setembro de 2019

O sociólogo Eric Fassin, membro do Comitê parisiense de Solidariedade a Lula, introdutor do pensamento de Judith Butler na França, organizou uma jornada de estudos sobre a questão de gênero em relação e a atualidade política brasileira. Esta jornada de Estudos faz parte do programa de pesquisa CAPES-COFECUB; “Gênero ameaça(n)do”, em parceria com LEGS (Laboratório de Estudos de Gênero e da Sexualidade), CNRS ( Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica), e as Universidades Paris 8 e Paris-Nanterre.

Este evento ocorreu no dia 3 de setembro de 2019 e se desenvolveu em dois tempos. Durante a tarde foi feito dentro da universidade Paris 8 e, à noite, na prefeitura da cidade de Saint-Denis.

Na universidade, o evento foi aberto pela reitora, Annick Allaigre que, em sua fala, solidarizou-se ao povo brasileiro e demonstrou a sua inquietude sobre a situação atual. Em seguida, o professor Eric Fassin saudou os presentes e falou sobre a importância da liberação de Lula.

Em seguida foi dada a palavra aos conferencistas: Anna Uziel (psicóloga, UERJ), Maud Chirio , (historiadora , Paris-Est), Armelle Enders (historiadora, Paris 8), Miriam Pillar Grossi (antropóloga, UFSC), Boca Migotto (cineasta, UFRGS, Paris 3), Diego Paz (psicólogo, LEGS, UNICAP) e Larissa Pelucio (antropóloga, FAAC,UNESP).

A segunda parte do evento desenvolveu-se na prefeitura de Saint-Denis, onde os presentes foram recebidos pelo prefeito Laurent Russier (PCF), que reiterou a solidariedade com o Brasil, luta na qual o seu partido participa desde a criação do Comitê parisiense de Solidariedade a Lula, no dia 6 de abril de 2018. Dando seguimento ao evento, foi dada a palavra aos conferencistas: Eric Fassin (sociólogo, Paris 8), Éric Battistelli, fotógrafo), Silvia Capanema (historiadora, Pleiade, Paris 13), Márcia Tiburi (filósofa, LLCP, Paris 8) e Jessé Souza (sociólogo, UFABC, Paris 1).

Nesta jornada de estudos, a militância esteve presente todo o dia, panfletando e recolhendo assinaturas para a petição do anulamento dos julgamentos de Lula.

Regarde les photos:

Texto e fotos: Comitê parisiense de Solidariedade a Lula