27 de abril de 2019
Foto: PT no Senado

No dia Primeiro de Maio, em grande parte do Mundo, comemora-se o Dia do Trabalhador relembrando nossos mártires, nossas conquistas e nossas lutas cotidianas para manter nossos direitos. É também um momento de defesa da democracia e do direito de nos organizarmos livremente.

No Brasil, a classe trabalhadora e o povo brasileiro vivem um momento de muita dificuldade. O governo Bolsonaro implementa as piores reformas contra os direitos dos trabalhadores e restringe a liberdade sindical, pretende eliminar direitos históricos como a previdência social pública e universal e a política de valorização do salário mínimo, ameaça os direitos dos povos indígenas, dos quilombolas e de outros grupos sociais vulneráveis, propõe-se a privatizar o patrimônio nacional como o pré-sal, a energia elétrica, entre outras ameaças concretas à soberania de nosso país.

Tudo isso ocorre porque nosso Presidente Lula foi impedido de concorrer na eleição de 2018, tendo sido injustamente condenado e preso desde 07 de abril daquele ano, num processo de perseguição política para que os setores golpistas voltassem ao poder para implementar essas reformas contra o povo brasileiro.

Lula, um ex-dirigente sindical que se tornou Presidente do Brasil e responsável pelo maior programa social de nossa história por meio do bolsa família, valorização do salário mínimo, ampliação do acesso às universidades, remédios essenciais gratuitos, entre outros benefícios, tornou-se um mártir da classe trabalhadora. Durante as comemorações do Dia do Trabalhador defenderemos sua liberdade e a restauração da democracia no Brasil, além de celebrar nossas conquistas do passado e a necessidade das lutas no presente.

Conclamamos as companheiras e companheiros que forem celebrar o 1º de Maio no exterior que também levantem as bandeiras de Lula Livre e defesa da democracia no Brasil, pois Lula, um preso político, é o “Presidente dos trabalhadores”.

Feliz Primeiro de maio!

Lula Livre!