11 de setembro de 2019

A líder social e indígena Milagro Sala foi detida em janeiro de 2016 por ordem do governador Gerardo Morais e o presidente Macri. Sua detenção e perseguição foi declarada ilegal e arbitrária por organismos internacionais. Atualmente encontra-se sob regime de prisão domiciliar.

Milagro Sala é a máxima dirigente da organização de base Barrial Túpac Amaru, que em Jujuy cumpriu um papel decisivo nos setores mais esquecidos e humilhados: povos originários, homens e mulheres desempregados. A Túpac criou trabalho, construiu 3500 moradias, escolas e centros de recreação para as crianças mais pobres e escolas de alfabetização de adultos, além de Escola de Ensino Secundária e Pré Universitária para jovens e adultos. Criou Cooperativas onde os próprios trabalhadores auto financiavam as obras. Uma organização social e política extraordinária. Esses são os crimes de Milagro.

Em 2018, Milagro Sala foi homenageada no Brasil recebendo a Medalha Chico Mendes, criada pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ (GTNM/RJ) para homenagear pessoas e entidades que têm se destacado nas lutas de resistência popular e defesa dos Direitos Humanos em nosso país e no exterior.

Gracias, Milagro por sua solidariedade. Seguimos!!

Texto e foto: Carmem Diniz