3 de julho de 2019
Foto: QUATRE GATS / TV3

O linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o principal preso político do mundo e que seu caso é “o mais extremo” das prisões políticas que conhece.

Em entrevista ao site catalão El Critic, publicada no último dia 26 de junho, o intelectual disse que o ex-mandatário foi preso para ser “silenciado” e impedido de disputar as eleições presidenciais de 2018 no Brasil.

“O principal preso político do mundo, na minha opinião, é Lula da Silva. É o caso mais extremo que conheço de alguém que é um preso político de maneira bastante clara e que foi encarcerado para ser silenciado, para que não pudesse participar das eleições que provavelmente teria ganhado”, disse.

Chomsky ainda classificou as condições em que Lula vive na prisão como “extremas” e disse que “são totalmente desproporcionais em relação a esse tipo de sentença”. “[Lula] está preso em regime de isolamento, impedido de receber material impresso, de fazer declarações públicas, com opções de visitas muito limitadas. Não se pode levar a sério essa justiça”, afirmou.

“Lula da Silva é uma figura muito importante no âmbito nacional e internacional e, por isso, é um processo que eu me envolvi de maneira direta indo visitá-lo na prisão e também escrevendo sobre o tema e denunciando em entrevistas”, afirmou.

Opera Mundi