14 de janeiro de 2020
Reprodução / Netflix

O documentário ‘Democracia em Vertigem’, da diretora Petra Costa representará o Brasil no Oscar 2020, previsto para 9 de fevereiro em Los Angeles, Estados Unidos.

A obra audiovisual retrata a crise política brasileira desde o golpe à ex-presidenta Dilma Rousseff, a detenção de Luiz Inácio Lula da Silva e a ascensão de Sérgio Moro e o presidente ultradireitista, Jair Bolsonaro.

O material lançado por Netflix em junho passado mostra aos espectadores imagens aéreas das avenidas monumentais brasileiras, como palco das disputas políticas que dividiram o país nos últimos anos.

A realizadora de 35 anos e filha de militantes de esquerda narra de uma maneira pessoal no documentário as contradições e as condicionantes políticas no Brasil, a partir do julgamento de Rousseff em 2016.

Costa, premiada nos festivais de Brasília e Rio de Janeiro, recebe a primeira nomeação à estatueta dos Oscar e o documentário Democracia em Vertigem em português, já figura na lista do New York Times como a melhor da sua categoria em 2019.

Em sua filmografia aparecem também as obras Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014).

Além da obra de Costa, também são candidatas ao Oscar para melhor documentário, os materiais American Factory (Steven Bognar), The Cave (Beast Fayyad), For Sama (Waad) e Honeyland (Ljubo Stefanov).

Prensa Latina