29 de junho de 2020
Foto: Suely Torres.

Nas ruas e nas redes, manifestantes de mais de 75 cidades no Brasil e no mundo protestaram contra o governo Bolsonaro neste domingo (28).

O Ato Mundial Stop Bolsonaro repercutiu amplamente na imprensa e nas redes sociais, e as hashtags “#stopbolsonaro” e “#stopbolsonaromundial” ficaram entre os tópicos mais comentados no Twitter no Brasil.

A campanha, que ocorreu pelo menos 25 países, contou também com a adesão dos comitês Lula Livre no exterior, dentre os 59 coletivos, partidos e sindicatos organizadores das manifestações. Os comitês realizaram atos presenciais e participaram da campanha pelas redes sociais desde a Alemanha, Itália, França, Suíça, Estados Unidos, Áustria, Reino Unido, Bélgica, Portugal e China.

“O ato foi bem forte na Europa e ao redor do mundo, mas isto foi apenas o começo de algo bem maior que expressa o descontentamento com este governo, que não protege as populaçōes vulneráveis, como os povos indígenas e afrodescendentes e diversos segmentos de minorias, como LGBT+ e outros”, diz Nara Jararaca, uma das articuladoras do movimento. “Bolsonaro não está governando, está lesando o povo brasileiro”, completa.

Veja as fotos e os vídeos:

Comitê Lula Livre Berlim. Fotos: Suely Torres.

Vídeo do ato virtual Roma #StopBolsonaroMundial, convocado pelo Comitato Italiano Lula Livre.

Em Paris, membros do Comité Libérez Lula, do Coletivo Alerte France Brésil/Md18 Oficial, RED e Nature Rights reuniram-se no Jardim Marielle Franco. Fotos: Libérez Lula – Comité de Solidarité à Lula et pour la Démocratie au Brésil.

O coletivo Alerta-NYC no Gantry Plaza State Park em NYC fazendo parte do Ato Mundial Stop Bolsonaro. Fotos: Alerta-NYC.

Em Viena, participantes do Comitê Lula Livre Áustria ajudaram na organização do ato. Fotos: Free LULA – Committee Austria.

Comitê Lula Livre Genebra em frente ao Palácio das Nações, na Suíça. Fotos: Comitê Lula Livre Genebra.

O coletivo Defend Democracy in Brazil na Marcha do Orgulho Queer em Nova York. Fotos: Defend Democracy in Brazil.

Fotos: Coletivo Vozes no Mundo – Frente Pela Democracia no Brasil. Coimbra, Portugal.

Os comitês Lula Livre China, Bélgica, Reino Unido, Oxford, o Comité de Solidarité avec LULA et de défense de la démocratie e a Deutsche Initiative Lula Livre marcaram presença em atos virtuais no Facebook e Twitter.