25 de junho de 2019
Foto: Ricardo Stuckert

O Comitê Lula Livre UK – FREE LULA organizou um “tour” em Londres no icônico ônibus vermelho de dois andares (Route Master) com voluntários e militantes de vários grupos da resistência local para denunciar a prisão política e injusta do ex-presidente Lula. O ato sobre as rodas contou com o apoio do Democracy for BRASIL UK, PT Londres, Unison e teve a Ministra Tereza Campello como convidada especial.

O ônibus foi devidamente decorado com faixas “Free Lula” e “Lula Political Prisoner”, máscaras de Lula, bandeiras brasileiras, pôsteres e teve no seu itinerário lugares importantes da vida londrina como Trafalgar Square, Embankment, Parliament Square, Houses of Parliament, Westminister Bridge, London Eye, London Bridge, Tower Bridge, Tower of London, King’s Cross, Camden Market, Oxford Circus, Picadilly Circus e terminou com um pequeno ato na frente da Embaixada do Brasil em Londres. Foram feitas paradas na frente do jornal The Guardian e BBC, rendendo menções de twitter de editores e jornalistas.

O movimento Lula Livre Internacional cresceu bastante nos últimos meses e conta com dezenas de Comitês nas principais cidades ao redor do mundo. Eles surgiram dentro dos Núcleos do PT no exterior e dos coletivos que surgiram em 2016 da luta contra o golpe, em especial dos coletivos que fazem parte do FIBRA (Frente Internacional de Brasileiros contra o Golpe). Diante dos vazamentos das conversas de Moro com os procuradores da Lava-Jato, as vozes estão cada vez mais altas e escutadas pela imprensa e público internacional.

Os comitês Lula Livre internacionais articulam ações em eventos, atos polÍticos e culturais, festivais, vídeos, filmes, cartas e mais dezenas de atividades na resistência internacional, como por exemplo o Café com Paulo Freire, Free Lula London Bus Tour, Mutirão Lula Livre, encontros nos parlamentos locais e Europeu, articulados com partidos de esquerda, sindicatos e organizações de direitos humanos.

Brasil 247