18 de setembro de 2019

Os três dias da Fête de l’Humanité contou com a presença do Comité Libérez Lula Paris e parceiros para defender a democracia brasileira e a liberdade de Lula. Logo no início da festa, o Comitê realizou o pré-lançamento do livro de entrevistas de Lula «A Verdade Vencerá », junto com o Movimento Sem Terra (MST) e o editor militante « Les temps des Cerises ». A versão francesa da publicação estará nas livrarias a partir de janeiro.

Confira as fotos do pré-lançamento:

A maratona continuou com um debate no stand do PC Bagnolet (cidade da periferia parisiense), com a participação de Igor Felipe e Diana Daros, dirigentes do Movimento Sem Terra (MST), sobre a situação dos movimentos sociais após a eleição de Jair Bolsonaro. A noite de sexta-feira (13) foi encerrada com performances do grupo XOTE e da banda Pingo de Choro.

Nos dias 14 e 15 setembro, houve ações de panfletagem e coleta de assinaturas pela anulação dos julgamentos contra Lula com os parceiros PC Centro, France America Latina e Amigos dos Sem Terra. Foram mais de 300 assinaturas obtidas. Também no domingo, aconteceu o debate « Lula, um Prisioneiro Político: Revelações sobre um Processo Fraudulento » com a presença, entre outros, de Walter Sorrentino (PC do B).

Crédito do vídeo: Jornalistas Livres.

O evento contou, ainda, com a participação da comunidade brasileira, dos militantes da festa, de sindicalistas e partidos politicos (PCF, da CGT, do POID, da France Insoumise, do PT, do Coletivo Alerte France Brésil) que apoiam o movimento internacional #LulaLivre. Ao longo de duas horas de conversa, os conferencistas expuseram a situação no país, a atuação ideologicamente orientada do juiz Moro e dos procuradores do Lava Jato para prender Lula e os conflitos político-sociais das eleições presidenciais de 2018.

Texto: Comité Libérez Lula Paris
Fotos: Comité Libérez Lula Paris e Le Temps des Cerises