3 de fevereiro de 2021
Sergio Moro durante palestra no Wilson Center em julho de 2016. Foto: Reprodução/YouTube

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski levantou o sigilo das conversas entre os procuradores da Operação Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro, que foram obtidas através do hackeamento do Telegram em 2018.

Os diálogos foram liberados para a defesa do ex-presidente Lula da Silva nesta semana.

O material de 50 páginas complementa os trechos divulgados na semana passada, que mostraram Sergio Moro orientando a força tarefa da Lava Jato sobre como apresentar o caso do chamado triplex do Guarujá, que o Ministério Público alega pertencer ao ex-presidente Lula, para obter o máximo de impacto político. Este foi o caso utilizado para manter Lula fora das eleições de 2018, que ele ganharia facilmente de acordo com as pesquisas.

As últimas revelações enfatizam ainda mais o fato de que a força-tarefa da Lava Jato estava atuando de forma concertada contra Lula, Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores durante todo o período do golpe, entre as eleições de 2014 e 2018.

E isto estava ocorrendo em colaboração com as agências governamentais dos EUA.

No dia 4 de novembro de 2015, o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol comunicou-se ilegalmente sobre o caso Lula com o juiz Sergio Moro. O timing mostra como condutas ilegais na Lava Jato, em colaboração com as agências dos EUA, já estavam avançando a campanha então em curso para a remoção de Dilma Rousseff da presidência, sob a desculpa de prática de corrupção, bem como os esforços para processar Lula.

Na conversa, eles se referem diretamente ao contato direto e ilegal com as autoridades dos EUA, e Moro incentiva o uso de procuradores norte-americanos no caso contra Lula.

18:32:04 Moro Vc viu a decisao do evento 16 no processo 5048739-91? A diligencia merece um contato direto com as autoridades do US.
21:22:08 Deltan Não tinha visto… creio que não houve intimação nossa ainda. Vamos providenciar…
21:22:16 Obrigado por informar
21:24:24 Moro Colocar US attorneys para trabalhar pois até agora niente rs.
21:25:16 Deltan kkkk
21:25:24 Eles estão só sugando por enquanto
21:25:32 Hoje falei com eles sobre as contas lá da Ode pra ver se fazem algo rs
21:28:16 Moro Essa agora talvez seja mais simples e talvez mais relevante.

Três meses depois, no dia 27 de fevereiro de 2016, Moro pergunta ao chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, o que ele achava das notas publicadas pelo Partido dos Trabalhadores.

11:21:24 Moro O que acha dessas notas malucas do diretorio nacional do PT? Deveriamos rebater oficialmente? Ou pela ajufe?
12:30:44 Deltan Na minha opinião e de nossa assessoria de comunicação, não, porque não tem repercutido e daremos mais visibilidade ao que não tem credibilidade

No dia seguinte, Dallagnol faz piada sobre as celebrações do aniversário do Partido dos Trabalhadores, postando vários artigos de mídia hostis ao PT e ao ex-presidente, e alerta sobre como os procuradores deveriam usar a mídia a seu favor.

03:08:00 Deltan Tinha mais gente na minha palestra do que no aniversário do PT kkkk, o qual tinha direito a outras atrações. O 9 está cada vez mais fragilizado, embora não o possamos subestimar e muito menos fazer algum movimento na mídia que o fortaleça. Temos que cuidar com a comunicação nesse caso.

Em seguida, o colega de Dallagnol retrata a perseguição a Lula fazendo uma analogia ao bombardeio atômico no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

12:22:20 Januario Paludo : Primeiro passo: obstrução. Depois conversamos sobre o resto. Mas o acordo é de capitulação. Se necessário vamos usar a tática dos EUA na segunda guerra para forçar a capitulação do Japão. Hiroshima e Nagasaki.

No dia 16 de março, os procuradores postaram fotos e vídeos de protestos da direita contra a nomeação de Lula como chefe de gabinete de Dilma Rousseff, e celebraram o seu impedimento judicial para assumir a pasta, após Moro ilegalmente vazar uma conversa telefônica entre Rousseff e Lula. Transmitido no Jornal Nacional da TV Globo, o programa de notícias da maior emissora do país, o áudio passou a impressão de prática de irregularidades por parte de Rousseff, e contribuiu diretamente para a campanha de impeachment, que na época estava iminente.

21:05:53 Orlando SP – Estou preocupado com moro! Com a fundamentação da decisão. Vai sobrar representação para ele.
21:06:48 Vai sim. E contra nós. Sabíamos disso.
21:09:14 Orlando SP – Ele justificou em precedentes stf a abertura dos áudios?
21:09:25 Laura Tessler Acho que não…já chagaram ao limite da bizarrice…a população está do nosso lado…qualquer tentativa de intimidação irá se voltar contra eles

As implicações desta revelação das transcrições dos diálogos entre os procuradores da força-tarefa da Lava Jato ainda estão em aberto. O documento completo, que contém uma análise mais aprofundada das conversas, pode ser encontrado aqui.

Brasil Wire