29 de outubro de 2019
Foto: Defend Democracy in Brazil

O ex-presidente Lula da Silva foi tema de entrevista na rádio Sputnik neste mês. Durante a conversa para o programa Loud and Clear, a co-fundadora do Comitê Defend Democracy in Brazil, Natalia de Campos, destacou os motivos pelos quais Lula da Silva recusou a redução de sua pena.

A ativista explicou que o líder brasileiro reafirma a sua inocência, não reconhece a pena que lhe foi imposta e se recusa a admitir uma culpa que não foi comprovada por nenhuma evidência anexada aos processos fraudados. A perseguição política a Lula, que vem sendo apontada pela sua defesa desde o início das investigações, foi recentemente demonstrada pelo vazamento de conversas entre integrantes da Operação Lava Jato e o então juiz Sergio Moro, no escândalo mundial conhecido como #VazaJato.

Lula da Silva é mantido em uma prisão política na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, desde abril de 2018.

Na entrevista, que foi ao ar no dia 22 de outubro, Natalia ressalta, ainda, os interesses por trás da eleição de Jair Bolsonaro, e o rastro de destruição dos recursos naturais e dos direitos sociais que o atual presidente tem deixado desde a sua posse, em janeiro de 2019. O papel dos Estados Unidos nos acontecimentos políticos brasileiros e os possíveis caminhos para o refortalecimento da democracia também foram assuntos da conversa.

Confira:

Listen to “New hope to free imprisoned former Brazilian president Lula” on Spreaker.