22 de novembro de 2018

Read in English

A última terça-feira, dia 20 de Novembro marcou o lançamento do “Brazilian Solidarity Initiative” com um ato dentro do Parlamento Britânico (House of Commons) com o discurso de várias lideranças do partido trabalhista britânico (Labour Party), sindicatos, estudantes, jornalistas e também com uma representante do Partido dos Trabalhadores – PT Londres. As lideranças britânicas expressaram a sua solidariedade ao povo brasileiro, demonstrando preocupação com o futuro dos programas sociais e da democracia do Brasil. Vários deles denunciaram a prisão política do presidente LULA e também o aumento da violência às minorias, como os povos indígenas, afro-brasileiros, LGBTI, mulheres e também a perseguição aos líderes e ativistas de esquerda.

Os oradores do evento foram Emily Thornberry (Porta-voz para assuntos estrangeiros), Baronesa Jean Ann Corston PC, Chris Williamson MP (Deputado), Dan Carden MP (Deputado) e Richard Burgon MP (Deputado) do partido trabalhista britânico (Labour Party), Julia Felmanas do Partido dos Trabalhadores (PT Londres), Stephen Russell – TUC (Central Sindical), Christine Blower – NEU/NUT Section (Sindicato), Daniel Hunt jornalista, editor do Brasilwire, Myriam Kane – NUS (Uniao Estudantil).

O evento teve uma audiência de mais de trezentas pessoas que lotaram duas salas dentro do Parlamento britânico. O público era misto de britânicos e brasileiros, com ativistas de vários grupos locais, entre eles, o Comitê Lula Livre UK – FREE LULA, Democracy for BRASIL UK , PT Londres, que se manifestaram com cartazes e camisetas, pedindo a liberdade de Lula, que em conjunto com vários outros grupos estão no momento criando uma rede de solidariedade a ativismo de esquerda para lutar contra o fascismo e pela democracia no Brasil.

O “Brazil Solidarity Initiative”, base antes conhecido como “No Coup in Brazil” fez campanha contra o remoção da presidenta eleita Dilma Rousseff e em solidariedade aos que estão na luta pela Democracia e desenvolvimento social no Brasil.

 

Foto: Brazilian Solidarity Initiative