16 de abril de 2021

O Movimento de Regeneração Nacional do México felicita Luiz Inácio Lula da Silva pela decisão do Supremo Tribunal Federal do Brasil através da qual foram restabelecidos seus direitos políticos, que deixam aberta a possibilidade de que participe como candidato das eleições para a presidência da República Federativa do Brasil em 2022.

O caminho que Lula precisou percorrer tem sido complexo e difícil, uma vez que foi submetido a passar 580 dias na prisão após um processo manipulado e sorrateiro, através do qual a justiça foi instrumentalizada para prejudicá-lo e anulá-lo politicamente nas eleições de 2018 e 2019. Isto depois de ter figurado como um dos chefes de Estado latino-americanos mais importantes do nosso tempo, e líder indiscutível da esquerda americana, bem como referencial de luta de gerações inteiras de todo o continente.

Contudo, o Estado brasileiro tem dados sinais de amadurecimento institucional, e pouco depois de uma tentativa de voltar a julgar Lula e de altíssimas pressões midiáticas e políticas para isso se sucedesse, o Poder Judiciário coloca um freio à avalanche e devolve seus direitos políticos.

Não há para nós a menor dúvida de que esta é a primeira fase de uma nova rota política para Lula que culminará em seu triunfo presidencial no próximo ano, trazendo novamente a esperança para o Brasil e para o continente que o acompanhou, assim como ocorre com a presidência no México de Andrés Manuel López Obrador.

Toda força e toda solidariedade para Lula e para o povo brasileiro!

Movimento Regeneração Nacional
México