15 de outubro de 2019

No dia 21.09.19, a Prefeitura de Paris, em parceria com a Associação de Brasilianistas Europeus (ABRE), inaugurou o Jardim Marielle Franco em um parque na região leste da Cidade Luz.

Além de homenagear a vereadora cruelmente assassinada , supostamente por milícias acobertadas pelo atual governo brasileiro, o objetivo foi denunciar amplamente o crime e não permitir que se mate também a memória deste ato bárbaro, lutando para que o mesmo destino não atinja outras Marielles.

Entre os presentes, estavam os pais e a filha de Marielle , um representante da Prefeitura de Paris e outro do Décimo Distrito, onde está localizada a praça que recebeu o novo jardim.

Mais de 1000 pessoas visitaram o local naquele dia. Contudo, devido à longa fila que se formou desde a estação do Leste até a entrada do jardim, nem todos conseguiram chegar a tempo para ouvir os discursos do pai de Marielle e das autoridades e instituições ali representadas.

Participaram do evento muitas organizações da resistência contra o governo Bolsonaro e o uso político do Sistema Judiciário que, se por um lado condena inocentes, como é o caso do ex-presidente Lula, por outro, protege criminosos, como no caso dos mandantes e assassinos de Marielle Franco.

Representantes de comitês e coletivos internacionais Lula Livre também estiveram presentes, levantando faixas e vozes pela memória de Marielle Franco e por #LulaLivre porque, assim como Marielle, Lula também é vítima de um sistema que objetiva impedir tanto luta como lutadores por mais democracia, mais Direitos Humanos e mais justiça social.

Confira as fotos:

Texto e fotos: Ligia Chiappini