9 de setembro de 2019
Foto: Wikicommons

Prezados companheiros e companheiras,

Agradeço o convite para integrar o Grupo de Puebla, uma iniciativa fundamental para debatermos os rumos e as perspectivas da democracia e da soberania dos povos da América Latina. No atual momento histórico, caracterizado pelo avanço da extrema-direita e da perseguição judicial contra as principais lideranças progressistas do nosso continente, um espaço como o Grupo de Puebla constitui-se como um importante instrumento de luta e de resistência para todos que compartilham o sonho de uma América Latina mais integrada, mais justa, mais unida, mais solidária e que respeite integralmente os direitos e as garantias de todos e de todas, especialmente os mais pobres.

Ao olhar a foto dos membros do Grupo de Puebla, que acompanha o convite, me recordei com carinho de cada um dos companheiros e das companheiras que estiveram junto comigo e com o povo brasileiro, durante minha longa caminhada de luta, especialmente nos meus governos, quando promovemos um realinhamento geopolítico da América Latina, fortalecendo a relação sul-sul e a cooperação multilateral entre nossos povos, mudando completamente a inserção subordinada, que marcava a diplomacia de nosso continente até então. Foi essa visão de que uma América Latina forte, integrada e soberana é possível que permitiu o fortalecimento do Mercosul e a criação da Celac e da Unasul.

Mais do que nunca é preciso estarmos juntos para superarmos e resistirmos aos imensos desafios que voltaram a espreitar nosso continente, como o avanço do neoliberalismo tardio, o aumento da pobreza e da exclusão social, a instalação de estado de exceção seletivo e a partidarização da justiça, que agride as bases do estado democrático de direito. Por isso, apesar das restrições injustas e ilegais as quais estou submetidos em razão de um processo jurídico mentiroso, que tinha como objetivo principal impedir minha vitória nas últimas eleições presidenciais, como está cada dia mais claro para todos, estou disposto a continuar contribuindo para a reaproximação de nossos povos e para a integração de todos os países da região.

Continuarei lutando e resistindo. Acompanharei as discussões e os debates do Grupo de Puebla e apresentarei minhas contribuições.

Grande abraço do amigo de sempre.


Luiz Inácio Lula da Silva
9 de setembro de 2019

Acesse aqui o documento original.

Grupo de Puebla