10 de abril de 2018

Lire en français

Denunciamos com firmeza o encarceramento do ex-presidente Lula, estratégia que não tem outra finalidade senão impedí-lo de poder apresentar-se nas eleições presidenciais de 2018, com imensa possibilidade de vitória nas urnas.

A direita instigadora do golpe de 2016 contra Dilma Roussef continua seu programa golpista tentando neutralizar o candidato Lula, descartando assim qualquer possibilidade de retorno da esquerda ao poder no Brasil.

Essa direita, durante dois anos, destruiu numerosas conquistas de direitos sociais do povo, afundou o país com sua política neoliberal, causando um aumento maciço do desemprego e empurrando milhões de famílias de volta à pobreza.

Ela não recua em nada para saciar seu ódio de classe, seu ódio por Lula, um operário metalúrgico – e por trás de Lula, seu ódio pelo povo, negros, indígenas, mulheres, LGBTs. Por nada no mundo, essa direita raivosa aceitará que seus filhos estudem ao lado de filhos e filhas de operários, empregadas domésticas e favelados nas universidades, e muito menos que sejam tratados por um médico negro! É uma direita totalmente reacionária, profundamente racista, misógina, que não aceita que os pobres possam receber educação superior e liberdade.

Em pano de fundo, o fascismo se desenha com precisão, com grupos de extrema-direita, militares e milícias que são formadas em segredo, no escuro, desde o fim da ditadura. Lula na prisão é o povo que é amordaçado e cuja voz é aprisionada.

Não se trata de defender uma candidatura, nem é uma questão de defender um partido, é uma questão de democracia e trata-se sobretudo de impedir a escalada do fascismo. De todo o mundo, se levanta o clamor da denúncia internacional contra o governo ilegítimo brasileiro, pelo não respeito da constituição brasileira.

Toda a nossa solidariedade está com o ex-presidente Lula, vítima de uma perseguição judicial sem precedentes.

Toda a nossa solidariedade vai aos corajosos brasileiros assentados em um acampamento improvisado em frente à sede da Polícia Federal para denunciar este golpe contra a democracia. Toda a nossa solidariedade enfim para todos aqueles que se manifestam em todo o país.

Unimos nossas vozes às muitas vozes na França, Europa e em todo o mundo, e pedimos ao Governo do Brasil de respeitar a Constituição, libertar Lula e realizar eleições livres e democráticas.

 

Liberdade para Lula! Por eleições livres e um retorno da democracia constitucional no Brasil.
Paris, 10/04/2018

Ler o documento original em PDF.