1 de outubro de 2018

Lewandowski diz que STF censurou um dos mais importantes jornais do país

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski disse, nesta segunda-feira (1º), que a mais alta corte jurídica do Brasil “censurou um dos mais importantes veículos de comunicação do país, impedindo que fizesse uma entrevista com um ex-presidente da República”. Essa foi a primeira declaração pública do magistrado após o impasse sobre um pedido judicial feito pelo jornal “Folha de S.Paulo” para entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão.

Lewandowski havia autorizado na sexta-feira (28) a colunista Mônica Bergamo, da Folha, a entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão.

Poucas horas depois, entretanto, outro ministro da Corte, o ministro Luiz Fux suspendeu a decisão de Lewandowski e proibiu a entrevista. Fux ainda decidiu que, se a entrevista já tivesse sido realizada, sua divulgação estava censurada. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde abril.

“São decisões que surpreendem por sua latitude, tanto do ponto de vista horizontal como do ponto de vista vertical”, acrescentou Lewandowski durante palestra na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), da qual é professor.

O ministro fez uma apresentação sobre “as dinâmicas da separação dos poderes”, durante ciclo de debates na faculdade em celebração aos 30 anos da Constituição de 1988. Durante a palestra criticou o protagonismo do Supremo em pautas que entende ser de responsabilidade do Congresso Nacional julgar, como cotas, casamento homoafetivo, entre outras.

Mais cedo, o ex-aluno da universidade e atual presidente do Supremo, Dias Toffoli, discorreu sobre “a representação política e suas vicissitudes” e reforçou que não pautará temas polêmicos este ano.

Após a palestra do presidente da Corte, Toffoli e Lewadowski conversaram rapidamente pelos corredores da universidade e se recusaram a falar com a imprensa sobre o impasse com a entrevista de Lula.

 

lula.com.br