25 de setembro de 2020
Cristiano Zanin e Luigi Ferrajoli. Foto: reprodução / Partido dos Trabalhadores

O jurista Luigi Ferrajoli expressou solidariedade ao advogado do ex-presidente Lula da Silva, Cristiano Zanin, alvo da Operação Lava Jato no começo de setembro. O jurista assinou uma nota de repúdio à perseguição política contra Zanin publicada pelo Comitê Lula Livre da Itália.

“O professor italiano Luigi Ferrajoli, referência de garantismo jurídico internacional, se manifestou pessoalmente em solidariedade ao advogado do ex-presidente Lula, alvo da Operação Lava Jato, e aderiu a uma nota de repúdio do Comitê Lula Livre da Itália, informou o Comitê italiano através de uma rede social.

Ferrajoli, um dos mais reconhecidos juristas do mundo e conhecido como o “pai” do garantismo penal, expressou solidariedade a Cristiano Zanin Martins depois de uma ação da Lava Jato contra o escritório de advocacia da equipe de defesa do ex-presidente Lula da Silva.

No dia 9 de setembro, no âmbito da Operação Sistema S, o juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato do Rio de Janeiro, autorizou mandados de busca e apreensão contra escritórios de advocacia, entre eles o Teixeira Martins Advogados, para apurar desvios do Sistema S – Sesc-RJ, Senac-RJ e Fecomércio-RJ entre 2012 e 2018.

Ferrajoli foi um dos juristas que subscreveu uma carta no ano passado – junto com outros nomes renomados da área, como o ex-juiz espanhol Baltazar Garzón, na qual os subscritores se diziam “perplexos” com o que está acontecendo no Brasil e defenderam a liberdade do ex-presidente Lula.

Brasil 247