A confirmação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 4, dominou as manchetes internacionais. O The New York Times traz matéria publicada domingo (5/8): “Enquanto Lula está na cadeia, partido o nomeia para presidente”. Lula também foi assunto em veículos como a BBC, o The Guardian e o Le Monde.

O NYT ressaltou o amplo apoio popular ao ex-presidente e sua aclamação como candidato pelo partido: “‘Eu sou Lula’, gritava a multidão, enquanto aclamava Lula como o candidato do partido levantando as mãos”.

O jornal ainda sublinhou o apoio internacional a Lula: “apoio tem transbordado, vindo de líderes internacionais de esquerda. Entre eles estão a ex-presidenta do Chile Michelle Bachelet e François Hollande da França, bem como o líder boliviano Evo Morales e 29 congressistas dos EUA, incluindo o senador Bernie Sanders, que concluiu em carta: ‘os fatos do caso do presidente Lula nos dão razões para acreditar que o principal objetivo de seu aprisionamento é prevenir que ele concorra nas próximas eleições’”.

A publicação ainda cita fala da senadora Gleisi Hoffmann : “Quando você proíbe que o líder mais popular do país concorra à eleição, o risco para a democracia brasileira é muito alto”.

 

lula.com.br

Share This