1 de julho de 2019

O Comitê Lula Livre Berlim / Komitee Freiheit für Lula Berlin e a Deutsche Initiative marcaram presença no Carnaval das Culturas de Berlim, no início do mês de junho (9).

Celebrado anualmente, o carnaval berlinense é um espaço aberto para manifestações políticas, artísticas e culturais, promovendo um encontro de tradições de todas as partes do globo no bairro de Kreuzberg, zona leste de Berlim. O desfile deste ano contou com a participação de mais de um milhão de pessoas, entre espectadores e aqueles que desfilaram nos 115 blocos ao longo das nove horas de parada.

E os atos pela liberdade de Lula não ficaram de fora da maior festa da capital alemã. Ao som de maracatu, ciranda, e outras tradições nordestinas, o Grupo da Caipora Doida (com a participação do Comitê Lula Livre Berlim e da Deutsche Initiative) chamou atenção para a relevância do movimento #LulaLivre durante o desfile.

Não foi a primeira vez. O bloco tradicionalmente realiza protestos políticos desde a sua formação em 2016, no contexto do golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff. “Sempre procuramos levar voz, cartazes, faixas, panfletos, para esclarecer gente do mundo inteiro nesta Berlim cosmopolita, poliglota, multiracial e multicultural e pedir apoio a nossa luta (…) O que observamos neste ano foi que existe muito mais gente aqui bem informada e solidária com nossa causa”, esclarece uma integrante.

Confira os vídeos:

Crédito do vídeo: ALEX Berlin

Confira as fotos:

Fotos: Cláudia Aragão, Edleuza Peixoto, Luanda Bem, Nina Ernst, Paola Nunes e Suely Torres.

Com informações da Deustche Welle.