9 de outubro de 2018

Lire en français

Jair Bolsonaro, o candidato da extrema direita racista e pró-ditadura, quase conseguiu vencer no primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil neste domingo 7 de outubro. Um resultado que não teria ocorrido se o ex-presidente Lula, candidato legítimo do Partido dos Trabalhadores, tivesse tido a possibilidade de concorrer às eleições como reivindicado em particular pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Bolsonaro, que está particularmente empenhado em conduzir uma política econômica ultra-liberal e aviar o pais no caminho do autoritarismo sob o pretexto de “segurança”, é o beneficiário do Golpe da oligarquia brasileira. Esta última não terá escrúpulos em endossar futuros ataques contra a democracia e os direitos humanos em caso de vitória da extrema-direita no segundo turno.

O Parti de Gauche alerta sobre o perigo de um possível aumento do fascismo em um país como o Brasil, cujas instituições democráticas continuam frágeis e a estabilidade já enfraquecida por dois anos de golpe de Estado institucional.

Unindo-se às mulheres que se manifestaram mundialmente contra ele no dia 29 de setembro, repetimos vigorosamente: #Elenão! e damos nosso total apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad, que tem toda condição para vencer essa eleição.

 

Partido dos Trabalhadores