CONVOCATÓRIA: JORNADA MUNDIAL DE SOLIDARIEDADE

FREE LULA | LULA LIBRE | LULA LIVRE

 

Luiz Inácio Lula da Silva, a principal liderança popular brasileira da atualidade, destacou-se como líder operário na década de 1970 e quando foi presidente do Brasil suas políticas sociais de enfrentamento à fome e à pobreza ficaram conhecidas internacionalmente.

Após o Golpe de Estado, que em 2016 afastou injustamente a presidenta Dilma Rousseff, a ofensiva conservadora também se dá pela criminalização das lideranças populares do país. Na continuidade deste processo, Lula recebeu uma absurda ordem de prisão em abril, após ser condenado injustamente em janeiro deste ano, em um processo sem provas materiais e repleto de anomalias jurídicas.

Lula já leva mais de cem dias preso em uma cela individual na sede da Polícia Federal na cidade de Curitiba, onde recebe carinhosamente as muitas notícias das manifestações, em todos os cantos do mundo, em solidariedade e pela sua Liberdade imediata.

No dia 15 de agosto de 2018, as organizações e militantes brasileiros que lutam pela liberdade de lula e seu direito de ser candidato se mobilizarão para acompanhar o registro de sua candidatura à presidência. Nos dias anteriores, as manifestações internacionais de solidariedade serão fundamentais.

Convocamos toda a comunidade internacional que defende a democracia e os direitos humanos – governos, organizações sindicais, sociais e populares, ativistas, artistas, intelectuais, religiosos, jornalistas, políticos, etc, a participar da JORNADA MUNDIAL DE SOLIDARIEDADE: LULA LIVRE entre os dias 1 e 15 de agosto para a qual pedimos seu empenho e apoio.

MANUAL DE APOIO

Para os próximos dias até 15 de agosto, o Comitê Internacional Lula Livre propõe as seguintes ações:

1. No dia 13 de agosto, organizar mobilizações em frente às embaixadas e consulados brasileiros no exterior, para denunciar a prisão política de Lula. Pedimos o favor de enviar os dados dos atos para divulgação prévia e sua memória, com fotos das atividades, junto a informações como local, horário, organizações envolvidas na ação e alguma informação relevante, para o e-mail: [email protected]

2. Também em 13 de agosto, enviar uma Carta ao Supremo Tribunal Federal (STF – Corte Constitucional brasileira), exigindo a anulação da arbitrária sentença que mantém Lula preso por razões políticas, sua liberdade imediata e defendendo seu direito a ser candidato a presidência do Brasil. Protocolar esta carta nas embaixadas e consulados brasileiros e enviar para [email protected], com cópia para [email protected]. Acesse aqui um modelo sugerido de carta para ser enviada.

3. Participe no twitaço no dia 15 de agosto, dia da inscrição do Presidente Lula como candidato à presidência. Concentraremos nossas ações entre 12h-15h (hora de Brasília), utilizando as seguintes hashtags:

a.#FreeLula
b.#LulaLivre
c.#LulaLibre

Essas hashtags também serão utilizadas nas mobilizações do Brasil e poderão ser utilizadas para acompanhar seus conteúdos.

3. Articulação de imprensa: enviar pedidos aos veículos de imprensa locais (e ao mailing que enviaremos posteriormente) pedindo que se paute o caso Lula e sua prisão política, a inscrição como candidato no dia 15 e a perseguição judicial que ele vem sofrendo. Com o monopólio da imprensa brasileira, a cobertura da imprensa internacional tem feito o importante trabalho de furar a bolha brasileira e espalhar a verdade. Pautar também o caso Lula nos veículos partidários, populares e imprensa aliada.

4. Articular com parlamentares das mais diversas esferas a aprovação de moções de apoio ao direito de Lula ser candidato e de exigência de sua liberdade, nos parlamentos nacionais, assembleias e comissões temáticas. Articular também as demais ações contidas neste manual.

5. Enviar fotos com cartazes em defesa de Lula e da democracia no Brasil e divulgue amplamente pelas redes. Utilizar as hashtags (#FreeLula | #LulaLivre | #LulaLibre) e insira as suas informações (nome da organização, país, etc). Pedimos também para enviar os materiais para divulgação e memória a: [email protected]. Seguem também algumas sugestões de frases, mas podem-se utilizar outras: “EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE LULA”, “LULA LIVRE, LULA CANDIDATO” e “JUSTIÇA PARA LULA”.

Divulgaremos as manifestações internacionais nas redes do Comitê Internacional Lula Livre:

Twitter: @FreeLulaBrasil e @lulaoficial
Instagram: @free.lula e @lulaoficial
Facebook: https://www.facebook.com/FreeLulaBrasil/ e https://www.facebook.com/Lula/

Share This