Convocam o povo cubano a recolher assinaturas pela liberdade de #Lula
Havana.- O Comitê Cubano “Lula Livre” convocou nesta quarta-feira estudantes, trabalhadores e todo o povo cubano a apoiar em massa com abaixo-assinado o chamado internacional pela imediata libertação do ex-presidente brasileiro, líder popular e preso político em seu país. O presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González Llort, destacou a coincidência histórica do lançamento do chamado neste 16 de outubro, pois em um dia similar de 1953 o jovem advogado Fidel Castro apresentou a histórica defesa A História me absolverá.
Fernando, Herói da República de Cuba e que sofreu prisão política nos Estados Unidos por defender a seu povo do terrorismo, leu a convocação em ato efetuado na sede do ICAP.
O texto afirma que “o mundo é testemunha, faz mais de um ano e meio, das injustiças cometidas contra o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula dá Silva por parte da direita oligárquica de seu país, em aliança com interesses multinacionais que também lhe temem a sua liderança unificadora, democrática, humanista e latino-americana”.
“Lula fez em benefício dos mais humildes de Brasil, em 8 anos, o que nunca conseguiram as elites dominantes que hoje o mantêm como perseguido e preso político. Estas não perdoam os sucessos do primeiro presidente de origem operária na luta contra a pobreza em seu imenso país”, agrega.
Denuncia que Lula é vítima da perseguição judicial que a direita continental desenvolve contra os líderes de esquerda e progressistas de América Latina e o Caribe, como parte da estratégia de dominação imperialista.
Durante este tempo na prisão, quem acusa Lula não conseguiu apresentar uma só prova contra ele , mas sim têm aparecido numerosas evidências que demonstram a cumplicidade dos juízes e promotores na manipulação anticonstitucional de seu processo judicial, ressalta a convocação.
“O povo brasileiro e o mundo tomam consciência, a cada dia mais, de que é urgente lutar contra a injustiça histórica de que é vítima Lula. Está mais que provado que só a solidariedade internacional e a do povo brasileiro lhe libertarão do cárcere. O povo cubano sabe“, sublinha o texto.
E realça: aprendemos com o Comandante em Chefe Fidel Castro que o internacionalismo constitui a melhor essência do socialismo. Honremos esta ideia materializando o chamado do General de Exército Raúl Castro para que todas as forças políticas honestas do mundo se somem a favor da liberdade do ex-presidente brasileiro.
Depois de ser lançada a convocação, firmaram suas assinaturas pela liberdade de Lula, os participantes do ato, representantes do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, da Central de Trabalhadores de Cuba, de outras organizações cubanas, trabalhadores do ICAP e vizinhos da comunidade.
Confira as fotos:
Fotos: Lily Zamora