17 de setembro de 2020
Arte: Fernando Carvall

A segunda edição do Lula Day será realizada nos próximos dias 25 e 27 de outubro na Itália, Canadá, Portugal, França, China, Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Suíça Alemanha, Espanha, Israel, Suécia e Brasil.

A iniciativa faz parte de uma crescente demanda da comunidade internacional, que reconhece a importância do legado de Luiz Inácio Lula da Silva e denuncia o lawfare ao qual ele tem sido submetido. A data tem a intenção de promover os direitos da classe trabalhadora, representados por Lula desde sua atuação como líder sindical, e de estimular ações em prol da justiça social, diversidade, responsabilidade socioambiental, fortalecimento da democracia e paz entre os povos; práticas fomentadas por ele durante sua trajetória como presidente do Brasil e como um dos líderes globais mais populares de todos os tempos.

Nos dois dias de eventos – em plataformas de streaming e nas principais redes sociais – ativistas, acadêmicos, juristas e indivíduos das mais diversas áreas participarão de discussões sobre temas que permeiam a história de Lula e o atual cenário político no Brasil e no mundo. Racismo estrutural, homofobia e direitos dos povos originários fazem parte da pauta. No dia 27, aniversário do ex-presidente, shows, intervenções artísticas e saraus também serão algumas das atrações. Entre elas estão apresentações no Canadá, no Parque Bom Retiro, em Madrid, e exposições de artistas brasileiros e estadunidenses, direto de Nova York. Em Genebra, uma feijoada com roda de samba e bolo trarão o clima de alegria e unidade que refletem a personalidade de Lula. Por conta da pandemia, cada país seguirá as orientações dos órgãos de saúde locais. A pedido da militância, desde já, lançamos o convite ao ícone da música Chico Buarque para que junte-se a nós e cante uma canção para Lula!

O Lula Day, que foi idealizado por Giuditta Ribeiro, Gabriela Lima, Carla Pitton e Fernando Carvall, além de ser uma data voltada para a reflexão histórica, é também um chamado a todos que defendem os direitos humanos e a manutenção dos processos democráticos.

Em 2019, Noam Chomsky disse que Lula era o prisioneiro político mais importante do mundo. A perseguição contra o ex-presidente, ainda em curso, faz parte de um projeto de destruição das políticas públicas de inclusão social e de qualquer líder ou símbolo que as promova. Lula, que era líder nas pesquisas nas últimas eleições presidenciais, foi impedido de concorrer e as consequências de mais essa ruptura no Estado Democrático de Direito já se mostram trágicas para o Brasil. A escalada da miséria, do genocídio de negros, LGBTQI+, pobres e indígenas e o descaso que tem causado milhares de mortes por Covid-19 são resultado dos ataques à democracia, de interesses econômicos e do fascismo.

No entanto, a justiça está a caminho: no último dia 4 de agosto, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que Sergio Moro, ex-juiz que se tornou ministro de Jair Bolsonaro, violou o sistema acusatório nos processos contra Lula, o que indica suspeição de Moro da Lava Jato. Após deixar o cárcere, o ex-presidente afirmou: “Estou solto, mas não estou livre”. Lula Day é sinônimo de resistência e liberdade, e a luta é de todos!


Coorganizadores: Núcleo PT Alemanha, Comitê Lula Livre UK-Free Lula, BRADO-NY, FIRMES – Federación Internacional de Resistencia Migrante en Madrid, Comitê Parisiense de Solidariedade a Lula e de Defesa pela Democracia – PT Paris.


Contato assessoria: Amanda Lisboa | [email protected]


Lista de comitês e núcleos participantes:
Núcleo PT Alemanha
Comitê Lula Livre de Genebra
Comitê Lula Livre UK-Free Lula
Coletivo Andorinha-Lisboa
AlertaNYC
Brado-NY (Brazilian Resistance Against Democracy Overthrow)
Comitato Lula Livre Italiano
Núcleo PT Bologna
Núcleo PT Madrid
Comitê Lula Libre de Madrid
Roberto Nozaki, ativista/Canadá; participação independente (compositor da musica tema ‘Lula Love’)
Comitê Lula Livre Bruxelas
Comitê Lula Livre Israel
Comitê Parisiense de Solidariedade a Lula e Defesa da Democracia
Comitê Lula Livre Oxford / England
Núcleo PT Londres
Núcleo PT Paris
Núcleo PT Boston
Brassar – Brasileiros na Suécia Contra o Golpe
Comitê Lula Livre – China
FIRMES – Federación Internacional de Resistencia Migrante en Madrid
Núcleo PT Lisboa
Comitê Lula Livre Bélgica