17 de maio de 2019

O dia 15 de maio de 2019 foi um dia de luta no Brasil, em defesa da Educação e contra a Reforma da Previdências, porém é também uma dia muito significativo em Madri, Espanha, pois celebra as festas patronais. Além disso, o 15 de maio, ou 15M, é também o símbolo da luta dos jovens ‘indignados’ espanhóis que em 2011 realizou um acampamento na Praça Puerta del Sol, em Madri. Em Sol está a sede do governo da Comunidade Autônoma, órgão equivalente aos Estados brasileiro e também o marco zero da Espanha, de onde saem todas as ruas, avenidas e rodovias do país. Esse movimento deu origem ao Partido Podemos e suas confluências, dando inicio a uma renovação na politica espanhola.

As Festas de São Isidro têm lugar na Pradeira de São Isidro com acontecimentos culturais, feira de objetos e de comidas típicas, e muita gente. Fato que determinou a realização do São Isidro mais político este ano, pois aproximam-se as eleições municipais e para a Comunidade Autônoma, que serão no dia 26 de maio.

E neste clima tão festivo e ao mesmo tempo político, o Comité Lula Libre Madrid realizou o happening “Rolezinho Lula Livre nas Festas de São Isidro de Madri em 2019”, no qual seus integrantes saíram às ruas para reivindicar a liberdade e a inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas terras madrilenas.

O happening e o rolezinho

Happening é uma forma teatral e performativa, teatro vivo realizado junto ao público, de modo improvisado e com pautas de ações. A escolha do termo rolezinho, que representa “dar um passeio” é uma alusão à liberdade e ao “direito de ir e vir”, direito demandado para Lula. Também é uma referência aos jovens negros brasileiros e periféricos, que encontram nesta forma de organização um meio de romper as barreiras sociais e penetrar nos espaços dedicados às elites, como os grandes shopping centers. Esses atos, organizados por aqueles que são os maiores prejudicados pelas desigualdades sociais e pelo desmonte da Educação, muitas vezes terminam em violência e abusos policiais, que reforçam as estatísticas de mortes entre os jovens negros pobres, favelados ou periféricos, nas mãos das autoridades e das milícias, e a situação de impunidade que cerca esse assunto. Por este motivo, o termo rolezinho possui seu caráter transgressor, porém, ainda mais de denúncia.

E como o dia é de luta por Educação e por uma sociedade mais justa e igualitária, impossível não retomar a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em seu governo construiu diversas universidades federais em todo o país e criou programas voltados à promoção da justiça social.

As ações realizadas

O Comité Lula Libre Madrid desenvolveu atividades com máscaras do ex-presidente Lula e cartazes com mensagens poéticas para dar um rolezinho nas Festas de São Isidro, fazendo fotos e conversando com as pessoas.

Ao final, foi realizado um desfile dos cartazes, com as máscaras postas, no sentido de sensibilizar para a situação de injustiça que vive Lula da Silva hoje, preso em Curitiba, apartado do convívio social e da vida pública, em um dos momentos mais dramáticos da história brasileira. Condenado sem provas, por Sérgio Moro e a operação Lava Jato, por “crimes indeterminados” como figura no kafkaniano processo do qual ele, mais que o réu, é a vítima. Lula ainda clama pela sua inocência e, assim como todo o movimento #LulaLivre, continua esperando pela justiça.

Veja as fotos:

Fotos e vídeos: Comité Lula Libre Madrid

Elizabeth Firmino Pereira, atriz, arte educadora e pesquisadora. Licenciada em Educação Artística/ Artes Cênicas pelo IA/Unesp, de São Paulo e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Rey Juan Carlos, Fuenlabrada, Madri. Vive e trabalha em Madri desde 2007.